Trio brasileiro de jazz Guerrilha Groove anuncia primeiro álbum
O trio Guerrilha Groove tem previsão de lançar seu álbum de estreia em 2020. O grupo de jazz brasileiro divulgou recentemente o primeiro single, chamado Mergulho.
O grupo é formado pelos músicos recifenses Erick Amorim (Teclado/Synth/Vocoder), Thiago Brandão (Bateria) e Felipe Perez (baixo) e explora um repertório de jazz com muito improviso. O grupo surgiu há um ano, graças a jams que Erick e Thiago realizavam nos intervalos dos ensaios da banda da cantora Erica Natuza.
A inspiração do Guerrilha veio do jazz moderno, do neo jazz e do hip-hop. O baterista explica que, no Brasil, um grande expoente da banda é o músico Jonathan Ferr do Rio. “Com certeza podemos citar Azymuth, Marcos Valle, João Donato, Jonathan Vargas, Amaro Freitas. Dos não brasileiros como uma das maiores influências é Robert Glasper - além de Darryl Reeves, Herbie Hancock, Yussef Kamaal, Alfa Mist, Takuya Kuroda, Thundercat, John Coltrane, Jorja Smith, entre outros”, ressalta.
Thiago conta ainda que buscou o som como uma forma de expressão cultural vinda da negritude e do gueto. “Muito disso havia se perdido no meio do caminho temporal com um certa “sofisticação” do estilo”, comenta. E completa: “atualmente podemos ver cada vez mais bandas surgindo e mostrando que o jazz é a liberdade não apenas na hora de improvisar, na hora de mesclar com hip hop e outros diversos estilos, mas também na hora de se vestir, na liberdade de ser”.
O grande sonho do trio é o de fazer turnês e tocar em festivais mundo afora, como o NPR Tiny Desk. Além disso, pretendem tocar a vida das pessoas, como expressão artística e sentimental, servindo de trilha sonora para a vida.
Ouça aqui o primeiro single da banda: