Sexteto Sucupira lança o primeiro álbum com mix de vários elementos musicais
Banda carioca Sexteto Sucupira apresenta seu primeiro álbum homônimo, com 10 faixas, após cinco anos de planejamento.
O grupo tem praticamente a mesma formação desde o começo: Alexandre Bittencourt (Flautas/Saxofones), Rudá Brauns (Bandolim), Max Dias (Baixo), Felipe Chernicharo (Guitarra), Lucas Videla (Percussões), Claudio Lima (Bateria).
O álbum é um retrato de um trabalho autoral, com composições de vários integrantes da banda, que se conecta pela mistura da música brasileira com tradições orientais, latino-americanas e muita improvisação. “A gente nomeou essa salada de forró jazz cigano tropical, chamamos algumas participações de grandes músicos amigos que curtem essa onda também e que estão próximos nessa caminhada, como Nicolas Krassik, Carlos Malta, Marcelo Caldi e Julia Vargas”, comenta Alexandre Bittencourt.
O grupo tem um som instrumental que mistura vários elementos de músicas de diferentes partes do mundo, mas sempre voltado para a dança e para o Brasil. De acordo com o flautista/saxofonista, eles se apresentam semanalmente em um baile no Mercado Fundição, no Rio de Janeiro, sempre às quartas- feiras. Foi daí que surgiu a ideia de lançar um disco.
Cada um dos integrantes trouxe um pouco da sua própria história e influência para o som, comenta Alexandre: “eu e Rudá (bandolim) por exemplo, já tocamos juntos há muitos anos em grupos de música árabe. O Felipe (guitarra) toca no Afro Jazz, trazendo uma outra pegada no balanço, o Cláudio (bateria), nosso representante da baianidade junto com Lucas (percussões), marcam presença forte nos sambas, por exemplo”.
A banda planeja uma turnê aos poucos, mas lançamento do novo álbum está marcado para o dia 4 de outubro na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro.
Confira uma das músicas do álbum, QUARTA À NOITE: