Performance de Hermeto Pascoal é eleita a melhor do EFG London Jazz Festival 2019
A revista Forbes elegeu o show do multi-instrumentista brasileiro Hermeto Pascoal como a melhor performance do EFG London Jazz Festival 2019. O músico é citado na matéria como uma “lenda do jazz” e está no topo de uma lista com dez nomes de todos os cantos do mundo, que incluem Cécile McLorin Salvant (França/Estados Unidos), Luigi Grasso Quartet e ainda Bilal.
O EFG London Jazz Festival é considerado um dos os eventos mais esperados da capital da Inglaterra. O evento acontece todos os anos em novembro, desde seu lançamento em 1992. Em 2019, quem chamou a atenção dos ingleses e do público que frequenta o festival foi Hermeto.
“O músico mais impressionante do mundo”. Assim se referia a lenda do Jazz americano Miles Davis quando falava de Hermeto. O brasileiro fez um show raro no festival deste ano, segundo a Forbes. Ele tocou em um dos clubes de jazz mais antigos do mundo, situado na capital inglesa, o Ronnie Scott.
A Forbes descreve a apresentação do músico como “uma performance fenomenal” junto a “sua brilhante banda”. Hermeto deixou sua marca registrada no festival, que é a improvisação, utilizando o som de objetos como brinquedos, utensílios domésticos e ruídos de animais, além de instrumentos musicais tradicionais como saxofone, violão e flauta.
Durante sua apresentação, e como de costume, Hermeto pulava do piano para a flauta, depois o teclado e muito mais. Ele se juntou a Fabio Pascoal na percussão, Itibere Zworg no baixo e nos vocais, Andre Marques no piano, Jota P. no sax e flautas e Ajurina Zwarg na bateria.
A cereja do bolo foi a surpresa ao público com a participação do cantor Daniel Owusu, um jovem que Hermeto conheceu na noite anterior ao seu show e o convidou para tocar com a banda.