Apex-Brasil e MinC abrem inscrições para o MicBR
O Ministério da Cultura (MinC) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) vão apoiar financeiramente a participação de até 180 empreendedores brasileiros para a primeira edição do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil, o MicBR. O evento vai reunir artistas e empreendedores nacionais e internacionais de diversos setores culturais e criativos. As inscrições podem ser realizadas até 27 de junho, às 18h.
O megaevento de negócios será realizado de 5 a 11 de novembro no corredor cultural da Avenida Paulista, em São Paulo, e tem como objetivo impulsionar a internacionalização da produção cultural brasileira e o intercâmbio entre os países. Serão selecionados até 80 empreendedores com produção cultural já consolidada para participarem de rodadas de negócios, e até 100 novos empreendedores para se capacitarem por meio das demais atividades do mercado.
O MicBR conta com a participação de cerca de 500 empresas e 100 compradores internacionais. Na programação estão incluídas rodadas de negócios, networking, pitches e atividades de capacitação para empreendedores como palestras, seminários, oficinas e clínicas de mentoria. Showcases, artes cênicas, moda e gastronomia também estão inclusos.
O evento conta com a parceria do Itaú Cultural, Sesi-SP, Sesc-SP, secretarias estadual e municipal de Cultura de São Paulo, Livraria Cultura, Masp e Instituto Moreira Salles. Além disso, conta com a cooperação da Unesco e o apoio de várias entidades representativas de setores criativos da indústria, entre eles o Brasil Music Exchange, projeto desenvolvido por meio de uma parceria entre a Brasil, Música & Artes (BMA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
De acordo com Leandro Ribeiro, gerente de projetos do BME, acredita que o MicBR é um ótimo espaço para expandir os negócios entre profissionais do mercado nacional e internacional. “Além de estimular o mercado, o MicBR é uma grande oportunidade para apresentar a diversidade da música brasileira, a qualidade dos nossos artistas e fechar projetos futuros”, disse. A expectativa é que o MicBR movimente mais de US$ 10 milhões em negócios e tenha participação diária de duas mil pessoas nas atividades de mercado e três mil na programação cultural, que será aberta ao público. Esses números devem saltar para até 30 mil pessoas no fim de semana que encerra o evento, em 10 e 11 de novembro, nas diferentes atrações espalhadas por centros culturais da Avenida Paulista.
De acordo com o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, é a primeira vez que a integração entre todos os setores culturais e criativos brasileiros está sendo incentivada. “As atividades culturais e criativas já representam 2,6% do PIB brasileiro, geram 1 milhão de empregos diretos e englobam mais de 200 mil empresas e instituições. Há um vasto potencial de crescimento e isso passa também pela internacionalização dos nossos talentos e da nossa valiosa produção”, ressalta o ministro.
O presidente da Apex-Brasil afirma que proximidade geográfica já garante um natural intercâmbio entre os países, com compartilhamento de traços de identidade e de uma história rica em comum. “Como maior economia da região, o Brasil exerce uma liderança natural em favor de empreitadas que garantam avanços e presença mais expressiva dos países sul-americanos nas praças globais. Iniciativas como o MicBR tendem a dinamizar o mercado, a trazer novo fôlego para a indústria criativa em âmbito regional, promovendo a nossa imagem internacionalmente. Participar de eventos lá fora, para um país como o Brasil, é insuficiente. Precisamos organizar grandes eventos aqui, dentro de casa”, afirma o presidente da Apex-Brasil, embaixador Roberto Jaguaribe.
Para se inscrever, clique aqui.
Participação de dez países
Além do Brasil, outros dez países sul-americanos confirmaram participação no MicBR: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. A Apex-Brasil também promoverá um seminário Brasil-China para estimular as relações comerciais entre os dois países.
O MicBR nasce inspirado em experiências exitosas realizadas em outros países, como o Mercado de Indústrias Criativas Argentinas (Mica) e o Mercado de Indústrias Culturais dos Países do Sul (Micsul). O evento brasileiro abrangerá dez setores da economia criativa: artes cênicas (circo, dança e teatro), audiovisual (cinema, TV, publicidade e novas mídias), animação e jogos eletrônicos, design, moda, editorial, música, museus e patrimônio, gastronomia, e artes visuais.
Para saber mais, clique aqui.
Sobre o BME
O Brasil Music Exchange (BME) é um projeto de auxílio à exportação de música desenvolvido desde 2002 por meio de uma parceria entre a Brasil, Música & Artes (BM&A) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Para essa finalidade, o BME realiza diversas atividades de promoção de negócios e imagem internacional.