Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras sollicitudin, tellus vitae condimentum egestas, libero dolor auctor tellus, eu consectetur neque.

Press enter to begin your search

Brasileiras Letrux, Liniker, Luedji Luna, Maria Gadú e Xênia França lançam disco juntas

Brasileiras Letrux, Liniker, Luedji Luna, Maria Gadú e Xênia França lançam disco juntas

As cantoras brasileiras Letrux, Liniker, Luedji Luna, Maria Gadú e Xênia França acabam de lançar o álbum “Acorda amor”. O nome do trabalho é uma referência a faixa do disco “Sinal Fechado” (1974), lançado por Chico Buarque, em que o cantor expressava a violência do regime militar e a perseguição sofrida na época. Nesse álbum coletivo, as artistas expõe seu espírito militante interpretando sucessos desse período.

A nova obra é resultado do trabalho que começou como um baile de carnaval. O momento político vivido em 2018, porém, deu ao projeto outro rumo e originou o show de resistência apresentado pelas cantoras naquele ano. O disco foi gravado sob a direção da jornalista Roberta Martinelli e com produção e direção musical de Délcio 7, baterista da banda Bixiga 70. Sob o Selo Sesc, “Acorda Amor”, cujo lançamento aconteceu no dias 28 de janeiro, ecoa o grito de resistência cultural que a obra se propõe a bradar.

Nele há canções regravadas de artistas da música popular brasileira como Gilberto Gil, Ivan Lins, Lô Borges e Rita Lee, dos tempos em que estes músicos desafiavam com suas letras o regime político existente.

Dentre o leque de sucessos criteriosamente selecionados por Délcio e Roberta, há músicas como “Deixa eu dizer” (ivan Lins e Ronaldo de Souza), interpretada por Xênia França; “Não adianta” (Luiz Carlos Fritz e Aloísio), cantada por Liniker; “Extra” (Gilberto Gil), na voz de Luedi Luna; “Nuvem cigana” (Lô Borges e Ronaldo Bastos), interpretada por Maria Gadú e “Saúde” (Rita Lee e Roberto Carvalho) sob a voz de Letrux.

Sobre Letrux

Letrux é o nome artístico da brasileira Letícia Pinheiro de Novaes, cantora, compositora, instrumentista, atriz e escritora. Nascida no Rio de Janeiro, a cantora de 38 anos estourou com seu álbum “Letrux em noite de Climão” (2017).

Sobre Liniker

É uma cantora brasileira do interior de São Paulo que hoje compõe a banda Liniker & Os Caramelows. Com 24 anos, a cantora vem ganhando espaço na música desde 2014. O grupo possui dois álbuns: “Resmonta” (2016) e “Goela Abaixo” (2019).

Sobre Luedji Luna

Nascida em Salvador, Bahia, a cantora de 32 anos que começou a carreira em 2011, ganhando o público de seu estado. Não demorou muito para iniciar o seu percurso mundo afora, em 2017 lança seu primeiro álbum autoral chamado “Um Corpo no Mundo”. Dois anos depois o álbum foi exportado para a europa sob o selo Sterns Music concomitantemente à sua primeira turnê européia.

Sobre Maria Gadú

Consagrada cantora brasileira, a paulistana de 33 anos já possui diversos álbuns gravados com três deles indicados ao Grammy Latino: “Maria Gadú” (2010), “Multishow ao vivo: Caetano e Maria Gadú” (2011) e “Guelã” (2015).

Sobre Xênia França

Natural do estado da Bahia, Xênia iniciou a carreira de modelo em São Paulo no início da vida adulta. Em 2008 começou a cantar em bares e, dois anos depois, conheceu o rapper Emicida, que a convidou para cantar em um EP e em um álbum dele também em 2010. Em 2017 lançou seu primeiro álbum solo “Xênia”, indicado ao Grammy Latino em 2018.

Ouça ao álbum “Acorda amor”:

X