Brasileiras Letrux, Liniker, Luedji Luna, Maria Gadú e Xênia França lançam disco juntas
As cantoras brasileiras Letrux, Liniker, Luedji Luna, Maria Gadú e Xênia França acabam de lançar o álbum “Acorda amor”. O nome do trabalho é uma referência a faixa do disco “Sinal Fechado” (1974), lançado por Chico Buarque, em que o cantor expressava a violência do regime militar e a perseguição sofrida na época. Nesse álbum coletivo, as artistas expõe seu espírito militante interpretando sucessos desse período.
A nova obra é resultado do trabalho que começou como um baile de carnaval. O momento político vivido em 2018, porém, deu ao projeto outro rumo e originou o show de resistência apresentado pelas cantoras naquele ano. O disco foi gravado sob a direção da jornalista Roberta Martinelli e com produção e direção musical de Délcio 7, baterista da banda Bixiga 70. Sob o Selo Sesc, “Acorda Amor”, cujo lançamento aconteceu no dias 28 de janeiro, ecoa o grito de resistência cultural que a obra se propõe a bradar.
Nele há canções regravadas de artistas da música popular brasileira como Gilberto Gil, Ivan Lins, Lô Borges e Rita Lee, dos tempos em que estes músicos desafiavam com suas letras o regime político existente.
Dentre o leque de sucessos criteriosamente selecionados por Délcio e Roberta, há músicas como “Deixa eu dizer” (ivan Lins e Ronaldo de Souza), interpretada por Xênia França; “Não adianta” (Luiz Carlos Fritz e Aloísio), cantada por Liniker; “Extra” (Gilberto Gil), na voz de Luedi Luna; “Nuvem cigana” (Lô Borges e Ronaldo Bastos), interpretada por Maria Gadú e “Saúde” (Rita Lee e Roberto Carvalho) sob a voz de Letrux.
Sobre Letrux
Letrux é o nome artístico da brasileira Letícia Pinheiro de Novaes, cantora, compositora, instrumentista, atriz e escritora. Nascida no Rio de Janeiro, a cantora de 38 anos estourou com seu álbum “Letrux em noite de Climão” (2017).
Sobre Liniker
É uma cantora brasileira do interior de São Paulo que hoje compõe a banda Liniker & Os Caramelows. Com 24 anos, a cantora vem ganhando espaço na música desde 2014. O grupo possui dois álbuns: “Resmonta” (2016) e “Goela Abaixo” (2019).
Sobre Luedji Luna
Nascida em Salvador, Bahia, a cantora de 32 anos que começou a carreira em 2011, ganhando o público de seu estado. Não demorou muito para iniciar o seu percurso mundo afora, em 2017 lança seu primeiro álbum autoral chamado “Um Corpo no Mundo”. Dois anos depois o álbum foi exportado para a europa sob o selo Sterns Music concomitantemente à sua primeira turnê européia.
Sobre Maria Gadú
Consagrada cantora brasileira, a paulistana de 33 anos já possui diversos álbuns gravados com três deles indicados ao Grammy Latino: “Maria Gadú” (2010), “Multishow ao vivo: Caetano e Maria Gadú” (2011) e “Guelã” (2015).
Sobre Xênia França
Natural do estado da Bahia, Xênia iniciou a carreira de modelo em São Paulo no início da vida adulta. Em 2008 começou a cantar em bares e, dois anos depois, conheceu o rapper Emicida, que a convidou para cantar em um EP e em um álbum dele também em 2010. Em 2017 lançou seu primeiro álbum solo “Xênia”, indicado ao Grammy Latino em 2018.
Ouça ao álbum “Acorda amor”: