Banda brasileira Os Mutantes volta às paradas com letras em inglês
O lançamento do álbum “Zzyzx” marca o retorno da banda brasileira Os Mutantes. O novo trabalho traz músicas inéditas e autorais. Anunciado em 2019, esse é 11º álbum de estúdio do grupo, que não lançava novidades desde 2013. O guitarrista Sérgio Dias é o único membro da formação original do grupo da década de 60.
Com a maioria das músicas com letra em inglês, o álbum remete a trabalhos da década de 70. A gravadora Jardim Elétrico distribuirá o novo disco nos mercados do Brasil, Estados Unidos, Europa e no Japão.
O curioso nome do álbum faz referência à estrada da Califórnia (EUA) que leva área 51, local de acesso extremamente restrito em que há uma base da força aérea americana criada durante a guerra fria e sobre a qual existem uma série de suposições envolvendo a existência de ETs.
A formação atual da banda tem, além de Sérgio, Esméria Bulgari nos vocais e percussão, Vinícius Junqueira no baixo, Claudio Tchernev na bateria, Henrique Peters nos teclados e Camilo Macedo nos vocais e guitarra.
Rock brasileiro
Os Mutantes fizeram grande sucesso entre as décadas de 60 e 70 quando era composto pelo trio Sérgio Dias, Arnaldo Baptista e Rita Lee, nesse período, a banda gravou cinco álbuns. Sua música era o encontro do rock da época com uma pegada brasileira.
Os principais álbuns lançados no tempo áureo do trio inicial, e que marcaram época, são “Os Mutantes” (1968), “Mutantes” (1969) e “A Divina Comédia ou Ando Meio Desligado” (1970).
Os três fizeram sucesso com carreira solo após a banda. Sérgio sempre persistiu com o grupo, reuniu algumas formações ao longo dos anos e produziu novos álbuns, mantendo Os Mutantes entre as referências da MPB.
Em 1993, quando o Nirvana se apresentou no Brasil, Kurt Cobain conheceu o trabalho do grupo e gostou a ponto de enviar um bilhete por escrito ao Arnaldo Baptista dizendo que o trabalho do grupo era genial. Apesar do contato, o encontro entre os artistas nunca ocorreu.
Ouça o novo álbum da banda: