10 músicas para conhecer a obra do saudoso Moraes Moreira, fundador dos Novos Baianos
Os amantes da música brasileira sentiram a morte de Moraes Moreira, um dos grandes heróis da cena nacional, nesta última segunda-feira (13), aos 72 anos de idade. Um dos fundadores do grupo Novos Baianos, o cantor natural de Ituaçu, interior da Bahia, estado do nordeste do Brasil, deixou um legado também com uma carreira solo prolífica e verdadeiros hinos cantados por gerações a fio.
Nascido Antônio Carlos Moraes Pires, o artista se mudou para Salvador, também na Bahia, onde conheceu nomes como o grande Tom Zé, seu parceiro musical por muitos anos. Foi por lá que Moraes misturou suas influências musicais com ritmos como rock, bossa nova, psicodélico, frevo e muito mais.
Ao lado de Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão, Moraes Moreira montou o grupo Novos Baianos, com quem lançou um dos discos mais influentes da história da música brasileira: Acabou Chorare, de 1972. Pouco tempo depois, em 1975, o cantor iniciou a sua carreira solo com um álbum homônimo e jogou ao mundo canções históricas como “Sintonia”, “Desabafo e Desafio” e “Pombo Correio”.
Para celebrar a obra desse verdadeiro gênio da música brasileira, separamos uma lista com 10 músicas essenciais para conhecer e se apaixonar pela carreira de Moraes Moreira. Confira logo abaixo!