Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras sollicitudin, tellus vitae condimentum egestas, libero dolor auctor tellus, eu consectetur neque.

Press enter to begin your search
 

Sobre o BME

Exportação de música brasileira

Conheça o projeto

O Brasil Music Exchange (BME) é um projeto de auxílio à exportação de música desenvolvido desde 2002 por meio de uma parceria entre a Brasil Música & Artes (BM&A) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Para essa finalidade, o BME realiza diversas atividades de promoção de negócios e imagem internacional.

O público-alvo são empresas que atuam no mercado da música – gravadoras, selos, editoras, managers, sociedades distribuidoras de direitos autorais, agências de produção de música original e plataformas tecnológicas – que já exportam ou tenham interesse em iniciar esse processo.

Desde o início do projeto, já foram firmados 10 convênios entre a BM&A e a Apex-Brasil. As 100 participantes do último ciclo (2015 – 2018) exportaram cerca de USD 52 milhões (ou o equivalente a R$ 201 mi considerando a taxa de câmbio do período avaliado).

Para o atual convênio, iniciado em maio de 2018 e que segue até maio de 2020, estão previstas as atividades ao lado:

Feiras Internacionais

Apoio aos principais eventos mundiais do setor, como SXSW, JazzAhead!, Circulart, Womex e MaMA.

Projeto Comprador

Vinda de compradores ao Brasil para participar de eventos de negócios e conhecer empresas que possam interessá-lo(a)s

Projeto Imagem

Convite para que formadores de opinião internacionais, como jornalistas, radialistas e blogueiros, viagem ao Brasil para cobertura de eventos e festivais de música brasileira, ampliando a visibilidade dos artistas no exterior.

Projetos Customizados

Apoio a ações específicas de empresas que já apresentam maior capacidade exportadora.

Pesquisas de Mercado

Estudos sobre os principais mercados-alvo do projeto, França, Reino Unido, Estados Unidos, Colômbia, Canadá, Espanha, Japão e México

Promoção de Imagem Internacional

Promoção dos associados e da música brasileira nos veículos de comunicação do projeto – website, newsletters e redes sociais

Apoio a Showcases

Contratação de profissionais para auxiliar na organização do planejamento das empresas e potencializar a geração de negócios.

BM&A (Brasil Música & Artes) é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) fundada em julho de 2001 com o objetivo de desenvolver ações de capacitação, negócios e imagem no país e no exterior, além de promover a marca Brasil por meio da música. Outro objetivo da entidade é integrar empresas que representam toda a cadeia de negócios da música: selos, gravadoras, distribuidoras de produtos físicos e digitais, editoras, gestores de carreira de artistas, produtores culturais e plataformas tecnológicas / novos negócios.

A BM&A desenvolve as seguintes atividades:

• Capacitação em sala de aula (cursos de curta e média duração, painéis e workshops)
• Convênios e parcerias para desconto em serviços relevantes aos associados
• Suporte à exportação em parceria com a Apex-Brasil (projeto Brasil Music Exchange)
• Coaching em Music Business
• Projetos culturais em parceria com empresas privadas
• Auxílio na criação de projetos de crowdfunding
• Produção de informações sobre o mercado
• Relacionamento institucional com entidades ligadas ao mercado de produção cultural e negócios com a música.
• Auxílio ao registro de fonogramas e composições

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

A Agência realiza diversas ações de promoção comercial para promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, tais como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios com o objetivo de fortalecer a marca Brasil.

Além da sede em Brasília, a Apex-Brasil possui nove Escritórios de Negócios em importantes mercados globais, servindo como plataformas para auxiliar no processo de internacionalização das empresas brasileiras, identificar oportunidades de negócios e incrementar a participação nacional nos principais mercados globais, além de servir de referência para a atração de investimentos estrangeiros.

Os Escritórios de Negócios estão localizados na América do Norte (Miami e São Francisco, EUA); América do Sul (Bogotá, Colômbia); América Central e Caribe (Havana, Cuba); Ásia (Pequim e Xangai, China); Europa Ocidental (Bruxelas, Bélgica); Leste Europeu (Moscou, Rússia); e Oriente Médio (Dubai, Emirados Árabes Unidos).

Saiba mais em www.apexbrasil.com.br.

NOSSO PROPÓSITO

Contribuir para um mundo melhor através da geração de conhecimento e de oportunidades no mercado da música e, assim, catalisar o desenvolvimento socioeconômico do Brasil.

PILARES DE ATUAÇÃO

Associados e não-associados podem participar das ações desenvolvidas pelo BME, porém, aos associados sempre são oferecidos benefícios diferenciados.

Negócios & Networking
Ações que facilitam a geração de projetos e negócios, tais como feiras e rodadas de negócios, com foco no mercado internacional.

Divulgação & Imagem
Ações que têm como objetivo incrementar a imagem que formadores de opinião internacionais têm sobre a música produzida no Brasil.

Capacitação & Desenvolvimento
Cursos com foco em desenvolver habilidades essenciais dos empreendedores brasileiros para a sustentabilidade dos negócios com a música.

Apoio a Showcases
Participação em feiras e festivais do mundo com apresentações ao vivo.

34998969690_b54838d1d4_k

Torne-se um associado você também!

Saiba o que fazer para se associar

Entre em contato conosco pelo e-mail atendimento@bma.org.br
Tel: (11) 3031-5346

EQUIPE DO BME

Leandro Ribeiro da Silva
Gerente do Projeto
leandro@bma.org.br

Karina Vieira Dias
Gerente Administrativo Financeiro
karina@bma.org.br

Daniel Nogueira
Coordenador de Projetos
daniel@bma.org.br

Vitor Marsula
Analista de Projetos
vitor@bma.org.br

Daniela Reis
Comunicação
daniela@interteiacomunicacao.com.br

Comitê Gestor:

2id Danrley Calabrezi
Abramus Gustavo Gonzalez
Compositor Otávio de Moraes
Da Pá Virada Dani Gurgel
Dubas Marcela Boechat
Gomus Guilherme Flarys
Imusica Henrique Badke
Inputsom Arte Sonora Mário Di Poi
Irmãos Vitale Stefano Vacarino
Mugshot Gilvana Viana Cruz
Pessoa Produtora Veronica Pessoa
Som Livre Paulo Monte
Sonido Lucas Duque
Uirapuru Manoela Wright
Urban Jungle André Bourgeois
YB Paulo Calia
X