Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras sollicitudin, tellus vitae condimentum egestas, libero dolor auctor tellus, eu consectetur neque.

Press enter to begin your search
 

Sobre o BME

Exportação de música brasileira

Conheça o projeto

O Brasil Music Exchange (BME) é um projeto de auxílio à exportação de música desenvolvido desde 2002 por meio de uma parceria entre a Brasil Música & Artes (BM&A) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Para essa finalidade, o BME realiza diversas atividades de promoção de negócios e imagem internacional.

O público-alvo são empresas que atuam no mercado da música – gravadoras, selos, editoras, managers, sociedades distribuidoras de direitos autorais, agências de produção de música original e plataformas tecnológicas – que já exportam ou tenham interesse em iniciar esse processo.

Desde a início do projeto, já foram firmados 9 convênios entre a BM&A e a Apex-Brasil. As 65 participantes do último ciclo (2013 – 2015) exportaram cerca de USD 38,9 milhões (ou o equivalente a R$ 94,9 considerando a taxa de câmbio do período avaliado).

Para o atual convênio, iniciado em outubro de 2015 e que segue até agosto de 2017, estão previstas as atividades ao lado:

Feiras Internacionais

Apoio aos principais eventos mundiais do setor, como SXSW, Midem, JazzAhead!, Circulart, Womex, Classical:NEXT e FimPro.

Projeto Comprador

Vinda de compradores ao Brasil para participar de eventos de negócios e conhecer empresas que possam interessá-lo(a)s

Projeto Imagem

Convite para que formadores de opinião internacionais, como jornalistas, radialistas e blogueiros, viagem ao Brasil para cobertura de eventos e festivais de música brasileira, ampliando a visibilidade dos artistas no exterior.

Projeto Customizados

Apoio a ações específicas de empresas que já apresentam maior capacidade exportadora.

Pesquisas de Mercado

Estudos sobre os principais mercados-alvo do projeto, França, Reino Unido, Estados Unidos e México

Promoção de Imagem Internacional

Promoção dos associados e da música brasileira nos veículos de comunicação do projeto – website, newsletters e redes sociais

Apoio a Showcases

Contratação de profissionais para auxiliar na organização do planejamento das empresas e potencializar a geração de negócios.

BM&A (Brasil Música & Artes) é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) fundada em julho de 2001 com o objetivo de desenvolver ações de capacitação, negócios e imagem no país e no exterior, além de promover a marca Brasil por meio da música. Outro objetivo da entidade é integrar empresas que representam toda a cadeia de negócios da música: selos, gravadoras, distribuidoras de produtos físicos e digitais, editoras, gestores de carreira de artistas, produtores culturais e plataformas tecnológicas / novos negócios.

A BM&A desenvolve as seguintes atividades:

• Capacitação em sala de aula (cursos de curta e média duração, painéis e workshops)
• Convênios e parcerias para desconto em serviços relevantes aos associados
• Suporte à exportação em parceria com a Apex-Brasil (projeto Brasil Music Exchange)
• Coaching em Music Business
• Projetos culturais em parceria com empresas privadas
• Auxílio na criação de projetos de crowdfunding
• Produção de informações sobre o mercado
• Relacionamento institucional com entidades ligadas ao mercado de produção cultural e negócios com a música.
• Auxílio ao registro de fonogramas e composições

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

A Agência realiza diversas ações de promoção comercial para promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, tais como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios com o objetivo de fortalecer a marca Brasil.

Além da sede em Brasília, a Apex-Brasil possui dez Escritórios de Negócios em importantes mercados globais, servindo como plataformas para auxiliar no processo de internacionalização das empresas brasileiras, identificar oportunidades de negócios e incrementar a participação nacional nos principais mercados globais, além de servir de referência para a atração de investimentos estrangeiros.

Os Escritórios de Negócios estão localizados na América do Norte (Miami e São Francisco, EUA); América do Sul (Bogotá, Colômbia); América Central e Caribe (Havana, Cuba); África (Luanda, Angola); Ásia (Pequim e Xangai, China); Europa Ocidental (Bruxelas, Bélgica); Leste Europeu (Moscou, Rússia); e Oriente Médio (Dubai, Emirados Árabes Unidos).

Saiba mais em www.apexbrasil.com.br.

NOSSO PROPÓSITO

Contribuir para um mundo melhor através da geração de conhecimento e de oportunidades no mercado da música e, assim, catalisar o desenvolvimento socioeconômico do Brasil.

PILARES DE ATUAÇÃO

Associados e não-associados podem participar das ações desenvolvidas pelo BME, porém, aos associados sempre são oferecidos benefícios diferenciados.

Negócios & Networking
Ações que facilitam a geração de projetos e negócios, tais como feiras e rodadas de negócios, com foco no mercado internacional.

Divulgação & Imagem
Ações que têm como objetivo incrementar a imagem que formadores de opinião internacionais têm sobre a música produzida no Brasil.

Capacitação & Desenvolvimento
Cursos com foco em desenvolver habilidades essenciais dos empreendedores brasileiros para a sustentabilidade dos negócios com a música.

Apoio a Showcases
Participação em feiras e festivais do mundo com apresentações ao vivo.

34998969690_b54838d1d4_k

Torne-se um associado você também!

Saiba o que fazer para se associar

Entre em contato conosco pelo e-mail atendimento@bma.org.br
Tel: (11) 3031-5346

EQUIPE DO BME

Leandro Ribeiro da Silva
Gerente do Projeto
leandro@bma.org.br

Karina Vieira Dias
Gerente Administrativo Financeiro
karina@bma.org.br

Vitor Marsula
Analista de Projetos
vitor@bma.org.br

Comitê Gestor:

Abramus Juca Novaes
Apex-Brasil Deborah de Oliveira Rossoni
BM&A José Carlos e Sergio Ajzenberg
CdBaby Marcos Chomen
Diversão e Arte Geraldo Magalhães
Fina Produção Melina Hickson
Imusica Paulo Lima
Scubidu Flavio de Abreu
Tratore Mauricio Bussab
UBC Flavia Tender
UBEM Michaela Couto
Warner/Chappell Flavia Cesar
YB Paulo Calia
X