Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras sollicitudin, tellus vitae condimentum egestas, libero dolor auctor tellus, eu consectetur neque.

Press enter to begin your search
 

New York Times elege Xênia França como uma das melhores performances do globalFEST

New York Times elege Xênia França como uma das melhores performances do globalFEST

Xenia

A 17ª edição do globalFEST foi uma revigorante vitrine de músicos de todo o mundo, ávidos por conquistar a atenção internacional. O jornal americano The New York Times colocou a cantora brasileira Xênia França em uma lista com as oito melhores performances do evento. 

De acordo com o veículo, Xênia marcou presença com sua voz forte e tocante, embalando sons sobre amor, esperança, transcendência e orgulho. Com a música “Respeitem meus cabelos, Brancos”, de Chico César, Xênia ganhou o público do festival por sua interpretação e a quase fusão do jazz ao rock pesado nos refrões.

A cantora, que cresceu no interior da Bahia, veio para São Paulo seguir carreira como modelo, antes de conhecer a potência de sua voz. Depois de participações em trabalhos de músicos como Emicida, em 2017, Xênia lançou seu primeiro álbum homônimo. Suas referências do pop, soul e R&B americanos são mescladas à brasilidade de Margareth Menezes, Gilberto Gil e Olodum, ritmos presentes nas recordações da juventude da musicista. O álbum foi indicado ao Grammy Latino de 2018 e ao Women Music Award do mesmo ano. 

O disco solo da cantora traz 13 faixas inéditas sendo 3 delas de sua própria autoria: “Perfeita pra Você”, “Miragem” e “Pra que me Chamas”, feita em parceria com Lucas Cirillo. Nesse trabalho, ela resgata suas referências baianas as confronta com a sua vivência em São Paulo, traduzindo as experiência de ser mulher negra e nordestina na capital paulistana. Como soma desses fatores e da espiritualidade de Xênia, a obra trata de afetividade, ancestralidade, intimidade, fé, inquietações e identidade. É a forma como a cantora sintetiza sua experiência de se autoafirmar na grande metrópole do sudeste brasileiro.

O globalFEST é um festival altamente conceituado no mundo, pois reúne artistas de diversos países durante a conferência da APAP – Association of Performing Artists Presenters. A conferência tem por objetivo o desenvolvimento profissional desse mercado.

O festival acontece sempre em janeiro e atrai mais de 1500 profissionais da indústria da música, membros da imprensa e fãs.

Conheça o álbum da cantora:

X