Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras sollicitudin, tellus vitae condimentum egestas, libero dolor auctor tellus, eu consectetur neque.

Press enter to begin your search
 

Grammy Latino: Hermeto Pascoal vence categoria de jazz da 19a edição da premiação

Grammy Latino: Hermeto Pascoal vence categoria de jazz da 19a edição da premiação

Hermeto Pascoal

A noite mais importante da música latino-americana aconteceu dia 15 de novembro, em Las Vegas, e contou com a participação de destaques da música brasileira. Um dos grandes vencedores da noite foi Hermeto Pascoal & Big Band, ícone do jazz e da música instrumental. O artista foi o único brasileiro a vencer em uma categoria concorrendo somente com estrangeiros. Ele levou o prêmio de melhor álbum de jazz latino, por “Natureza Universal”.

O álbum do multi-instumentista alagoano foi lançado pela Scubidu Music. A empresa faz parte do Brasil Music Exchange (BME), projeto de exportação de música brasileira realizado por meio de uma parceria entre a Brasil, Música & Artes (BM&A) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Lançado em 2017, o disco tem 11 faixas com autoria e arranjos de Hermeto, incluindo canções inéditas. Os 20 músicos da banda são regidos por André Marques. Na abertura do encarte, o artista de 82 anos escreve: “A música segura o mundo, enquanto a gente viver / É a maior fonte sem fim de alegria e prazer”.

 

Demais categorias

Nas categorias envolvendo apenas a língua portuguesa ou nascidos no Brasil, o cantor e compositor Chico Buarque venceu melhor álbum de música popular brasileira, “As Caravanas”. A música homônima do disco também rendeu a estatueta de com melhor canção em língua portuguesa. Almir Sater & Renato Teixeira, em parceria chamada “+AR”, foram premiados com o melhor álbum de música de raízes.

Os outros premiados foram Chitãozinho & Xororó – melhor álbum sertanejo, “Elas em Evidência”; Maria Rita – melhor álbum de samba/pagode, “Amor e Música”; Lenine – melhor álbum de rock ou música alternativa em português, “Lenine em Trânsito”; Anaadi – melhor álbum de pop contemporâneo em língua portuguesa, “Noturno”, e Fernanda Brum – melhor álbum de música cristã em língua portuguesa, “Som da Minha Vida”.

A Academia Latina da Gravação é uma organização internacional composta por artistas, músicos, compositores, produtores e outros profissionais técnicos e artísticos da gravação, de língua hispânica e portuguesa. A organização se dedica a melhorar a qualidade de vida e as condições culturais da música latina e de seus criadores. Além de produzir a Entrega do Latin Grammy para premiar a excelência nas artes e nas ciências da gravação, a Academia Latina da Gravação promove programas educativos e assistenciais para a comunidade musical latina, diretamente ou por intermédio de sua Fundação Cultural Latin Grammy.

 

Escute abaixo o álbum “Natureza Universal”, de Hermeto Pascoal & Big Band:

 

X