Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras sollicitudin, tellus vitae condimentum egestas, libero dolor auctor tellus, eu consectetur neque.

Press enter to begin your search
 

FAQ

O que é a BM&A?

A BM&A – Brasil Música e Artes é uma organização privada sem fins lucrativos fundada em 2001 que tem como propósito contribuir para um mundo melhor através da geração de conhecimento e de oportunidades no mercado da música e, assim, catalisar o desenvolvimento socioeconômico do Brasil e, indiretamente, outros países do mundo. Nossa diretoria é composta de profissionais atuantes no mercado e é renovada a cada 3 anos.

Para saber mais sobre a BM&A, clique aqui.

Quem são os membros da BM&A?

São empresas, empreendedores e artistas que atuam no mercado da música. Exemplos: managers, bookers, distribuidoras, gravadoras, editoras, advogados, startups…

A BM&A e o BME são a mesma coisa?

Não. BM&A é o nome de nossa instituição que, como explicamos, é uma organização privada sem fins lucrativos. BME é o nome de um projeto, o Brasil Music Exchange, que é realizado pela BM&A em parceria com a Apex-Brasil. Ou seja, o BME é uma iniciativa que está “debaixo do guarda-chuva” BM&A, assim como estão outros projetos como a BM&A Academy, Brasil Music Summit, etc. Para ver todos os projetos, clique aqui.

Quero exportar música. O que devo fazer?
Exportar música é um processo que não é tão complicado, porém, exige um mínimo de conhecimento, experiência, profissionalismo e investimento. Exportar é, antes de qualquer coisa, fundamental no mundo globalizado em que vivemos.   Para começar, sugerimos que você escolha alguns módulos dos cursos que oferecemos na BM&A Academy (veja os cursos aqui). Participar destes cursos significa que você vai economizar muito (muito mesmo!) tempo de pesquisa. Você vai aprender (ou aprimorar seus conhecimentos) em poucos dias o equivalente a meses ou até anos de estudo. Ou seja, suprirá totalmente ou parcialmente suas necessidades de conhecimento e experiência com exportação e poderá incrementar suas habilidades profissionais. Com isso, um próximo passo é elaborar um plano de curto, médio e longo prazos e, então, colocá-lo em prática. Temos uma série de ações para auxiliar o seu processo de internacionalização, especialmente as que estão previstas dentro do projeto Brasil Music Exchange, que é realizado pela parceria entre BM&A e Apex-Brasil. Através dele, podemos lhe ajudar a participar de feiras internacionais, a ter acesso a estudos de mercado de alguns países, a se encontrar com potenciais compradores e formadores de opinião (radialistas, jornalistas, etc), a realizar showcases internacionais, entre outras coisas.
A BM&A vai me ajudar com passagens aéreas?
Não necessariamente. Em algumas situações pode até ser que sim. Nosso papel é diferente de um órgão governamental com foco em cultura e, além disso, não há como ter recursos para ajudar todo mundo. Nosso papel é justamente te dar suporte para que você consiga empreender sem necessitar deste tipo de auxílio. Ainda assim, nas vezes que auxiliamos com passagens aéreas, sempre é parcialmente (no máximo 50% dos custos), sempre pedimos contrapartidas em função do apoio e sempre já definimos anteriormente qual é ou quais são os eventos/festivais que apoiamos. Por exemplo, em 2016/2017, apoiamos showcases na Circulart (Colômbia), Womex, Classical:NEXT, Festival Nrmal (México), Fimpro (México).
A BM&A patrocina turnês, passagens e hospedagens?
Não. Na pergunta anterior, explicamos como funciona nosso auxílio para estes custos. Porém, para turnês, em algumas situações conseguimos apoiar com 50% dos investimentos de promoção (contratação de PR/Assessoria de imprensa internacional, por exemplo). Nos últimos anos, por exemplo, já apoiamos a promoção de turnês de artistas como Lucas Santanna, Céu, Bixiga 70, Dona Onete, Curumin.
Como funciona a participação em feiras internacionais?
Normalmente, desenvolvemos um pacote de benefícios para quem quer participar. Os pacotes oferecidos incluem uma credencial, uso do estande coletivo, orientação para que você aproveite ao máximo a ida para a feira, contratação de recepcionista, elaboração de material promocional, eventos de relacionamento, entre outras coisas. Via de regra, o valor para este pacote é mais barato para quem é membro da BM&A do que para quem não é. Normalmente, o valor deste pacote é equivalente ao valor de uma credencial (ou um pouco mais barato) se você comprasse direto da feira. Além disso, membros que pagam anuidade convertem o mesmo valor em pontos e podem usar estes pontos para pagar totalmente ou parcialmente estes pacotes.
Como faço para fazer parte da BM&A e do BME?

Clique aqui para saber todas as informações sobre o processo de associação.

X