Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras sollicitudin, tellus vitae condimentum egestas, libero dolor auctor tellus, eu consectetur neque.

Press enter to begin your search
 

FAQ

O que é a BM&A?

A BM&A – Brasil Música e Artes é uma organização privada sem fins lucrativos fundada em 2001 que tem como propósito contribuir para um mundo melhor através da geração de conhecimento e de oportunidades no mercado da música e, assim, catalisar o desenvolvimento socioeconômico do Brasil e, indiretamente, outros países do mundo. Nossa diretoria é composta de profissionais atuantes no mercado e é renovada a cada 3 anos.

Para saber mais sobre a BM&A, clique aqui.

Quem são os membros da BM&A?

São empresas, empreendedores e artistas que atuam no mercado da música. Exemplos: managers, bookers, distribuidoras, gravadoras, editoras, advogados, startups…

A BM&A e o BME são a mesma coisa?

Não. BM&A é o nome de nossa instituição que, como explicamos, é uma organização privada sem fins lucrativos. BME é o nome de um projeto, o Brasil Music Exchange, que é realizado pela BM&A em parceria com a Apex-Brasil. Ou seja, o BME é uma iniciativa que está “debaixo do guarda-chuva” BM&A, assim como estão outros projetos como a BM&A Academy, Brasil Music Summit, etc. Para ver todos os projetos, clique aqui.

Quero exportar música. O que devo fazer?
Exportar música é um processo que não é tão complicado, porém, exige um mínimo de conhecimento, experiência, profissionalismo e investimento. Exportar é, antes de qualquer coisa, fundamental no mundo globalizado em que vivemos.   Para começar, sugerimos que você escolha alguns módulos dos cursos que oferecemos na BM&A Academy (veja os cursos aqui). Participar destes cursos significa que você vai economizar muito (muito mesmo!) tempo de pesquisa. Você vai aprender (ou aprimorar seus conhecimentos) em poucos dias o equivalente a meses ou até anos de estudo. Ou seja, suprirá totalmente ou parcialmente suas necessidades de conhecimento e experiência com exportação e poderá incrementar suas habilidades profissionais. Com isso, um próximo passo é elaborar um plano de curto, médio e longo prazos e, então, colocá-lo em prática. Temos uma série de ações para auxiliar o seu processo de internacionalização, especialmente as que estão previstas dentro do projeto Brasil Music Exchange, que é realizado pela parceria entre BM&A e Apex-Brasil. Através dele, podemos lhe ajudar a participar de feiras internacionais, a ter acesso a estudos de mercado de alguns países, a se encontrar com potenciais compradores e formadores de opinião (radialistas, jornalistas, etc), a realizar showcases internacionais, entre outras coisas.
A BM&A vai me ajudar com passagens aéreas?
Não necessariamente. Em algumas situações pode até ser que sim. Nosso papel é diferente de um órgão governamental com foco em cultura e, além disso, não há como ter recursos para ajudar todo mundo. Nosso papel é justamente te dar suporte para que você consiga empreender sem necessitar deste tipo de auxílio. Ainda assim, nas vezes que auxiliamos com passagens aéreas, sempre é parcialmente (no máximo 50% dos custos), sempre pedimos contrapartidas em função do apoio e sempre já definimos anteriormente qual é ou quais são os eventos/festivais que apoiamos. Por exemplo, em 2016/2017, apoiamos showcases na Circulart (Colômbia), Womex, Classical:NEXT, Festival Nrmal (México), Fimpro (México).
A BM&A patrocina turnês, passagens e hospedagens?
Não. Na pergunta anterior, explicamos como funciona nosso auxílio para estes custos. Porém, para turnês, em algumas situações conseguimos apoiar com 50% dos investimentos de promoção (contratação de PR/Assessoria de imprensa internacional, por exemplo). Nos últimos anos, por exemplo, já apoiamos a promoção de turnês de artistas como Lucas Santanna, Céu, Bixiga 70, Dona Onete, Curumin. Em 2018/2019, apoiamos shows na SXSW (EUA), JazzAhead (Alemanha), Mama (França), além de lançar um edital em que nossos associados podem enviar sua necessidade de apoio. Veja AQUI
Como funciona a participação em feiras internacionais?
 Sim, de acordo com as regras do edital de apoio para shows no exterior. Veja AQUI 
Como faço para fazer parte da BM&A e do BME?

Clique aqui para saber todas as informações sobre o processo de associação.

X