Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras sollicitudin, tellus vitae condimentum egestas, libero dolor auctor tellus, eu consectetur neque.

Press enter to begin your search
 

Edital: IJFO

Edital: IJFO

1. DESCRIÇÃO GERAL DA AÇÃO

Este edital trata de uma ação organizada pelo programa de exportação de música Brasil Music Exchange (BME), parceria entre a Associação Brasil Música e Artes (BM&A) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (Apex-Brasil), e tem como principal finalidade fomentar oportunidades para artistas brasileiros no mercado internacional.

Em janeiro de 2019, enviamos um representante do BME para uma missão comercial em Nova Iorque para participar da APAP, do encontro da International Jazz Festivals Organization (IJFO) e do NYC Winter Jazz Festival. Como um dos resultados desta missão, conseguimos negociar com exclusividade a participação brasileira em um encontro fechado do IJFO, uma organização que reúne 16 programadores dos principais festivais de jazz do mundo.

Entre as empresas participantes do programa, selecionaremos algumas bandas e artistas, para fazerem parte de um catálogo que será apresentado no encontro dos profissionais integrantes da organização, no evento que ocorre entre os dias 28 e 30 de outubro, em Nova Iorque, Estados Unidos.

Atualmente, os festivais de jazz englobam vários estilos de música, desde o jazz propriamente dito até o rap e world music. Então, incentivamos que os interessados olhem os sites dos festivais envolvidos no IJFO e vejam se o seu estilo musical se encaixa em alguns deles.

Entende-se como participantes do Programa Brasil Music Exchange (BME) empresas que tenham pago a taxa de participação e com Termo de Adesão assinado.

Neste edital, admitimos novos associados. Para saber como fazer parte do Programa BME, acesse aqui.

A ação prevista neste edital está em conformidade com as normas do Manual de Procedimentos de Convênios da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), e de acordo com as disposições definidas neste instrumento.

Para saber mais sobre o IJFO, acesse aqui.

2. OBJETIVOS

A iniciativa pretende atingir os seguintes objetivos estratégicos do Programa Brasil Music Exchange (BME):

  • Ampliar as oportunidades de negócios para a indústria musical brasileira no exterior;
  • Fortalecer a imagem da música brasileira no mercado internacional, por meio do estímulo à presença em festivais, centros culturais e casas de espetáculos, bem como inserções na mídia internacional, impactando consumidores e clientes de maneira direta e indireta, no curto e longo prazos, nos países definidos como mercados-alvo do Programa Brasil Music Exchange (BME).

3. REGRAS PARA PARTICIPAÇÃO NESTA AÇÃO

3.1 – Cada empresa poderá inscrever até dois artistas no edital, sendo que se os dois forem escolhidos pela curadoria, o representante da empresa deverá escolher somente um para fazer parte do catálogo. Desta maneira, abrimos espaço para mais participantes e valorizamos os artistas e bandas de cada empresa envolvida.

3.2 –Este edital é destinado a empresas (pessoa jurídica) com nível de maturidade de exportação entre 2 e 4. Se você ainda não preencheu seu checklist de maturidade exportadora, baixe o documento e o envie junto com o formulário de inscrição;

3.4 – Os proponentes devem estar de acordo com os seguintes termos:

3.4.1 – Que a BM&A (pessoa jurídica gestora do programa Brasil Music Exchange), através desta ação, terá direito de representar o artista ou banda frente aos festivais presentes no IJFO e outros festivais adjacentes que fazem parte do encontro em Nova Iorque, pelo período entre 10 de outubro de 2019 até o dia 30 de setembro de 2020. Para os anos seguintes, novos editais serão abertos para formação de novos catálogos.

3.4.2 – Que a participação na seleção e/ou posteriormente no catálogo não implica em nenhum custo adicional ao proponente. Porém, se algum festival selecionar um artista do catálogo em função deste projeto, 10% do cachê bruto (gross fee) será retido como forma de taxa administrativa para a BM&A. O restante do cachê (90% “menos” taxas), serão transferidos para a conta no Brasil indicada pelo manager responsável pela inscrição da banda ou artista.

3.4.3 – Que o contrato para o show será assinado entre BM&A (pessoa jurídica gestora do programa Brasil Music Exchange), empresa proponente e festival contratante, sendo que o pagamento do show será realizado para a conta da BM&A que, conforme item 3.4.2, irá reter 10% do cachê bruto a título de taxa administrativa antes de repassar o restante ao responsável.

3.4.4 – O proponente deverá se comprometer em enviar a proposta neste edital somente se todos os envolvidos estiverem de acordo (artistas, managers, produtores, agentes, subagentes, etc). Caso algum problema venha a ocorrer no decorrer do processo, o ônus deverá ser assumido pelo proponente.

4. INSCRIÇÕES

As propostas deverão ser enviadas através do formulário eletrônico disponível aqui.

5. CRONOGRAMA

Envio de propostas: entre 9 de setembro e 06 de outubro, até às 23:59. Proponentes que tiverem a necessidade de regularização de suas respectivas associações e documentos (Termo de adesão e Checklist de maturidade exportadora), deverão concluir esta pendência até 07 de outubro às 12:00 (meio-dia).

Seleção: entre 08 e 13 de outubro

Divulgação do resultado: 14 de outubro

6. PROCESSO DE SELEÇÃO

A BM&A criará um grupo de convidados internacionais, que fazem parte de sua rede de relacionamentos, para o processo de seleção.

De todos os inscritos, 20 bandas e/ou artistas serão selecionados para fazer parte do catálogo.

7. PROCESSO DE APRESENTAÇÃO DO CATÁLOGO

Entre os dias 28 e 30 de outubro de 2019, um representante do programa Brasil Music Exchange irá fazer parte da conferência fechada do IJFO e participará de uma seção de pitching com os 16 principais festivais de jazz do mundo.

Além disso, o encontro atrai programadores de outros festivais de jazz no mundo, que também participam diretamente ou indiretamente do encontro.

Com isso, o catálogo formado através deste edital será mostrado ao máximo de programadores possível, através do pitching e de reuniões individuais, de acordo com o interesse de cada programador.

Em no máximo 15 dias após o encontro, o representante do BME enviará feedbacks para cada um dos participantes.

Divulgue-se aos associados participantes do Programa Brasil Music Exchange.

São Paulo – SP, 16 de setembro de 2019.

SÉRGIO PRILUCKI AJZENBERG
DIRETOR-PRESIDENTE DA BRASIL MÚSICA E ARTES (BM&A)

 

X