Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras sollicitudin, tellus vitae condimentum egestas, libero dolor auctor tellus, eu consectetur neque.

Press enter to begin your search
 

Dona Onete se apresenta pela primeira vez na Womex

Dona Onete se apresenta pela primeira vez na Womex

No dia 26 de outubro, a cantora paraense Dona Onete, de 80 anos, sobe ao Pakkahuone Stage, em Tullikamari, na Finlândia. Ela se apresenta durante a Womex, uma das maiores conferências de música do mundo, que acontece de 23 a 27 de outubro. O show está previsto para acontecer às 21h45 e tem apoio do Brasil Music Exchange (BME), projeto de internacionalização de música brasileira realizado por meio de uma parceria entre a Brasil Música & Artes (BM&A) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).  

Nascida em Cachoeira do Arararí, na Pará, Onete é considerada a musa do “carimbó chamegado”, ritmo de sua autoria, que mistura o balanço do carimbó “com um toque de pimenta”, segundo ela a própria.

Desenvolvendo uma sólida carreira internacional, em 2017, foi a única artista brasileira a integrar o World Music Charts Europe Top 20, com a faixa “Banzeiro”. Em 2018, ultrapassou as 8 milhões de visualizações no YouTube com o clipe da música “No Meio do Pitiú”, que foi eleita a melhor canção do ano na lista top 20 do DJ Gilles Peterson, da BBC de Londres, e da Worldwide FM. No mesmo ano, realizou turnês pelo México e Europa, sendo destaque de festivais como Roskilde, na Dinamarca, e Mimo, em Portugal.  

Para 2019, a agenda da cantora paraense conta com o lançamento de quatro novos videoclipes e seu terceiro álbum “Rebujo”. Além do Brasil, o turnê passa pela Austrália, Nova Zelândia, México e mais de dez países Europa, incluindo a própria Finlândia, palco da Womex. No mês de setembro, esse novo trabalho ficou em 1o lugar no  World Music Charts Europe (WMCE) e Transglobal World Music Chart (TWMC). Seu vinil está também no topo da The Arts Desk, uma associação de críticos do Reino Unido. 

Embora tenha uma longa carreira como compositora, a artista lançou seu primeiro disco somente em 2012, e, desde então, criou diversos hits dançantes com musicalidade típica do Norte do Brasil.  “A música do Pará é muito cheia de mistura, então comecei a fazer essas músicas, que falavam de amor, num ritmo mais lento e muito sensual, e assim nasceu esse carimbó chamegado”, diz Onete, que já gravou com Daniela Mercury, Gaby Amarantos, Aíla, entre outros expoentes da música brasileira. 

A Womex é a feira mundial mais importante de world music. O evento reúne mais de 2.700 profissionais, incluindo 300 artistas de mais de 90 países, durante cinco dias de um intercâmbio de informações, contatos e produtos musicais.

Sobre o BME

O Brasil Music Exchange (BME) é um projeto de auxílio à exportação de música desenvolvido desde 2002 por meio de uma parceria entre a Brasil Música & Artes (BM&A) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Para essa finalidade, o BME realiza diversas atividades de promoção de negócios e imagem internacional. O público-alvo são empresas que atuam no mercado da música – gravadoras, selos, editoras, managers, sociedades distribuidoras de direitos autorais, agências de produção de música original e plataformas tecnológicas – que já exportam ou tenham interesse em iniciar esse processo.

X