Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras sollicitudin, tellus vitae condimentum egestas, libero dolor auctor tellus, eu consectetur neque.

Press enter to begin your search
 

Chico Buarque vence Prêmio Camões de Literatura 2019

Chico Buarque vence Prêmio Camões de Literatura 2019

O autor, cantor e compositor Chico Buarque é o vencedor da 31ª edição do Prêmio Camões, um dos mais prestigiados da língua portuguesa, concedido pelos governos de Portugal e Brasil em parceria. Aos 74 anos de idade, Chico foi o 13º brasileiro a ser homenageado e o primeiro na história da premiação a ter as composições incluídas como parte do conjunto da obra.

A comissão julgadora, composta por representantes do Brasil, de Portugal e de países africanos de língua oficial portuguesa, teve voto unânime “pela qualidade e transversalidade” da multifacetada obra de Chico, “repartida entre poesia, drama e romance” e reconheceu a poesia em suas letras de música como também literárias. “A música ‘Construção’, por exemplo, é um poema até raro de se fazer”, afirma Antonio Cicero, membro do júri.

O carioca Chico, nascido em 1944, é um dos maiores nomes da música popular brasileira (MPB) e da literatura brasileira. Sua discografia contabiliza 80 discos e foi autor de 12 livros, publicados em 25 países, como Croácia, Inglaterra, Itália, Reino Unido, Estados Unidos, entre outros.

O Prêmio Camões de Literatura foi criado em 1988 para consagrar autores de língua portuguesa que, pelo conjunto de sua obra, tenha contribuído para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural da língua.

Logo na segunda edição da homenagem, em 1990, João Cabral de Melo Neto foi premiado, seguido por Rachel de Queiroz (1993), Jorge Amado (1994), Antonio Candido (1998), Autran Dourado (2000), Rubem Fonseca (2003), Lygia Fagundes Telles (2005), João Ubaldo Ribeiro (2008), Ferreira Gullar (2010), Dalton Trevisan (2012), Alberto da Costa e Silva (2014), Raduan Nassar (2016) e, neste ano, Chico Buarque, que receberá 100 mil euros em setembro, em Lisboa.

 

 

X