Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras sollicitudin, tellus vitae condimentum egestas, libero dolor auctor tellus, eu consectetur neque.

Press enter to begin your search
 

Carnaval movimenta milhões de pessoas e aquece indústria da música no Brasil

Carnaval movimenta milhões de pessoas e aquece indústria da música no Brasil

O carnaval no Brasil é um dos maiores feriados do país, e o que mais movimenta a população pelas ruas das cidades e aquece as atividades da indústria da música em diversas capitais. Existem várias opções de eventos que movimentam multidões para desfiles de escolas de samba, festivais com trios elétricos e “blocos de rua”, que crescem mais a cada ano. São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Salvador são as cidades que mais se destacam quanto ao número e tipos de blocos.

Esse feriado também se destaca por ser um dos mais importantes no cenário musical, contando com diversas apresentações de artistas/bandas. Existem comemorações para todos os estilos. Veja abaixo um pouco mais sobre o carnaval nas duas maiores capitais do país:

Rio de Janeiro

A cidade carioca tem uma das celebrações de carnaval mais conhecida do país, possui diversos desfiles todo ano, e muitos são apoiados pelas escolas de samba da cidade. Quase todos os bairros da capital possuem seu próprio bloco, somando mais de 300 no total. A celebração é o resultado de meses de preparação.

Em 2018, o Rio de Janeiro irá receber 263 blocos de rua durante os próximos sete dias em todas as regiões da cidade. Segundo dados da Riotur – órgão da secretaria especial de turismo da cidade do Rio – a programação pretende arrastar 1 milhões de foliões até a quarta-feira de cinzas (14).

São Paulo

Apesar da existência de alguns blocos, a São Paulo do século XX era uma cidade quase vazia no carnaval. Os paulistanos viajavam para outros lugares na época, pois não havia muitas opções na capital. Com o tempo, as comemorações foram mudando e a metrópole passou a ser um ponto turístico.

O primeiro bloco que se tem notícia e permanece vivo até hoje chama “Esfarrapados”, de 1947. Na época, ainda pequeno, poucas pessoas o acompanhavam. Entretanto, a partir dos anos 2000, os blocos de São Paulo tomaram outras proporções, passando a chamar diversos jovens e, com os anos, chegando a atrair milhões de pessoas para as ruas.

A Prefeitura de São Paulo estima que mais de 550 blocos de rua participarão do carnaval 2018 com a presença de três a quatro milhões de foliões. A programação da festa está concentrada nos três primeiros fins de semana de fevereiro.

Para saber mais sobre as opções da folia em São Paulo, clique aqui.
Para saber mais sobre as opções da folia no Rio de Janeiro, clique aqui.

X