Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras sollicitudin, tellus vitae condimentum egestas, libero dolor auctor tellus, eu consectetur neque.

Press enter to begin your search
 

BME divulga lista de selecionados para showcases na Copa do Mundo

BME divulga lista de selecionados para showcases na Copa do Mundo

Selecionados dos showcases na Copa do Mundo.

O Brasil Music Exchange (BME), projeto de exportação de música brasileira realizado por meio de uma parceria entre a Brasil, Música & Artes (BM&A) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), divulgou a lista das bandas escolhidas para os showcases da Copa do Mundo. O campeonato ocorre em diversas cidades da Rússia entre os dias 14 de junho e 15 de julho, e as apresentações serão realizadas durante o período de jogos na cidade de Moscou.

Processo de seleção

O projeto recebeu 81 propostas de diversos estilos e gêneros musicais, sendo 27 instrumentais e 54 não-instrumentais, das cinco regiões do Brasil. Todas elas concordaram previamente com os benefícios oferecidos e as contrapartidas solicitadas. Para avaliar os inscritos, o projeto formou um júri com Andrei Muchnik, jornalista-editor do The Moscow Times; Hugo Casalinho, radialista programador da Radio France International, e Ayrton Martini Filho, CEO da FAHM Cultura e Arte e secretário-geral da BM&A.

                                                            

Andrei Muchnik, The Moscow Times                    Hugo Casalinho, RFI                                                    Ayrton Martini Filho, FAHM e BM&A

Cada jurado foi convidado a escolher suas preferências e a classificá-las em ordem de prioridades. De acordo com a prioridade de cada jurado, as bandas receberam uma pontuação, conforme abaixo:

Não-instrumental:                        Instrumental:
1°) 20 pontos                                   1°) 12 pontos
2°) 18 pontos                                   2°) 10 pontos
3°) 16 pontos                                   3°) 8 pontos
4°) 14 pontos                                   4°) 6 pontos
5°) 12 pontos                                   5°) 4 pontos
6°) 11 pontos                                   6°) 3 pontos
7°) 10 pontos                                   7°) 2 pontos
8°) 9 pontos                                      8°) 1 ponto
9°) 8 pontos
10°) 7 pontos
11°) 6 pontos
12°) 5 pontos
13°) 4 pontos
14°) 3 pontos
15°) 2 pontos
16°) 1 pontos

Após a votação dos 3 jurados, as pontuações foram tabuladas, aprovadas pela Apex-Brasil e, então, esta soma dos pontos definiu as bandas selecionadas.

Através deste processo, o Brasil Music Exchange garantiu que a opinião de todos os jurados fosse levada em consideração. Das 81 bandas inscritas, 37 não-instrumentais e 17 instrumentais receberam votos, ou seja, este sistema também permitiu que várias bandas tivessem a possibilidade de serem escolhidas – seja recebendo a pontuação máxima de algum jurado, seja recebendo várias pontuações intermediárias de diversos jurados, seja combinando pontuação máxima com pontuação mínima de dois ou mais jurados.

O gerente do BME, Leandro Ribeiro comenta que apesar da proporção de inscritos da região Sudeste ser maior, o projeto conseguiu selecionar candidatos de todos os locais e com diferentes estilos. “A lista dos selecionados deixa claro que não há uma classificação em termos de superioridade de uma banda sobre as outras inscritas. Na verdade, a seleção reflete a opinião dos jurados em relação à representatividade cultural brasileira que será mostrada na Copa do Mundo e que os selecionados têm a responsabilidade de levar um Brasil diverso, criativo e único para que a imagem da música do nosso país seja cada vez mais elevada. Então, após este processo, acreditamos que o Brasil esteja bem representado e que conseguiremos abrir portas inclusive para outros artistas”, ressalta.

Confira a lista dos selecionados (em ordem alfabética):

Combo Cordeiro
Emicida
Esdras Nogueira e grupo
Gian Correa
Hermeto Pascoal e grupo
Liniker & Os Caramelows
Ludere
Mart’nália
Sandália de Prata
Saulo Duarte
Selvagens à Procura de Lei
Yangos

Sobre o BME

O Brasil Music Exchange (BME) é um projeto de auxílio à exportação de música desenvolvido desde 2002 por meio de uma parceria entre a Brasil Música & Artes (BM&A) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Para essa finalidade, o BME realiza diversas atividades de promoção de negócios e imagem internacional.

X