Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras sollicitudin, tellus vitae condimentum egestas, libero dolor auctor tellus, eu consectetur neque.

Press enter to begin your search
 

Bixiga 70 entra no top 20 do World Music Charts Europe em novembro

Bixiga 70 entra no top 20 do World Music Charts Europe em novembro

capa-quebra-cabeca-bixiga70

A World Music Charts Europe (WMCE) anunciou a seleção de discos do mês de novembro e tem brasileiro em segundo lugar na lista: a banda Bixiga 70 com a música Quebra Cabeça. O álbum foi lançado e apresentado em turnê pela Europa realizada em outubro deste ano. O WMCE é um top 20 compilado por radialistas europeus, que nasceu em 1991 durante o EBU World Music Workshop.

Com mais de 100 apresentações ao redor do mundo no currículo, a big-band paulistana já tocou em países como França, Bélgica, Holanda, Alemanha, Dinamarca, Suécia, Estados Unidos, Marrocos, Índia, Nova Zelândia e Austrália, incluindo apresentações nos festivais Glastonbury, North Sea Jazz Festival, Roskilde, Womex, Jazz à Vienne e Womad.

E foi exatamente essa mistura de culturas que influencia o novo trabalho. “Estamos muito expostos”, observa o flautista Cuca Ferreira. “Muitas das pessoas com as quais tocamos tiveram um impacto sobre nós, como Pat Thomas ou Orlando Julius. E então nós fizemos uma turnê e gravamos com João Donato … Aprendemos com todos eles, eles nos fizeram pensar sobre o que podemos fazer com a nossa música”, conclui.

O grupo Bixiga 70 faz parte dos artistas da Urban Jungle, que participa ativamente das ações promovidas pelo Brasil Music Exchange (BME), projeto de exportação de música brasileira realizado por meio de uma parceria entre a Brasil, Música & Artes (BM&A) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

 

Sobre o WMCE

O EBU European Broadcasting Union funciona como uma espécie de “guarda-chuva” de rádios públicas na Europa. O WMCE se tornou é importante ferramenta para músicos, gravadoras e também para radialistas e produtores, pois funciona como um airplay e não como uma tabela de vendas, o que é uma vantagem para músicos que não são contratados por grandes gravadoras.

Veja a lista completa do Top 20 do WMCE de novembro:

Dur Dur of Somalia – Dur-Dur Band, Somalia
Quebra Cabeça – Bixiga 70, Brazil
La Alegria y El Canto – Marta Gomez, Colombia
Istikrarli Hayal Hakikattir – Gaye Su Akyol, Turkey
What Heat – Bokante & Jules Buckley & Metropole Orkest, USA/Netherlands/various
Daa Dee – Minyeshu, Ethiopia/Netherlands
Fenfo – Fatoumata Diawara, Mali
Mystic Dance – Amira Kheir, Sudan
Kasahwa: Early Singles – Stella Chiweshe, Zimbabwe
Ahlam – NES, France/Algeria/Spain
Incontri Live – Officina Zoe, Italy/various
Operette Volume 2 – Moussu T e lei Jovents, France
Takula – Takula, Malawi/Norway
Tablananda – Subhasis Bhattacharya, India
Roots – Almir Meskovic & Daniel Lazar, Bosnia/Serbia
Ospakizun Gauean – Benito Lertxundi, Spain (Basque)
Big Brothers – Winston McAnuff & Fixi, Jamaica/France
Pendulum – Chung Yufeng, Taiwan
Maghreb United – Ammar 808, Tunesia
Kulku – Sans, UK/Finland/Armenia

 

Assista ao clipe de Quebra Cabeça:

X