Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras sollicitudin, tellus vitae condimentum egestas, libero dolor auctor tellus, eu consectetur neque.

Press enter to begin your search
 

10 músicas para conhecer a obra do saudoso Moraes Moreira, fundador dos Novos Baianos

10 músicas para conhecer a obra do saudoso Moraes Moreira, fundador dos Novos Baianos

Moraes Moreira Site

Os amantes da música brasileira sentiram a morte de Moraes Moreira, um dos grandes heróis da cena nacional, nesta última segunda-feira (13), aos 72 anos de idade. Um dos fundadores do grupo Novos Baianos, o cantor natural de Ituaçu, interior da Bahia, estado do nordeste do Brasil, deixou um legado também com uma carreira solo prolífica e verdadeiros hinos cantados por gerações a fio.

Nascido Antônio Carlos Moraes Pires, o artista se mudou para Salvador, também na Bahia, onde conheceu nomes como o grande Tom Zé, seu parceiro musical por muitos anos. Foi por lá que Moraes misturou suas influências musicais com ritmos como rock, bossa nova, psicodélico, frevo e muito mais.

Ao lado de Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão, Moraes Moreira montou o grupo Novos Baianos, com quem lançou um dos discos mais influentes da história da música brasileira: Acabou Chorare, de 1972. Pouco tempo depois, em 1975, o cantor iniciou a sua carreira solo com um álbum homônimo e jogou ao mundo canções históricas como “Sintonia”, “Desabafo e Desafio” e “Pombo Correio”.

Para celebrar a obra desse verdadeiro gênio da música brasileira, separamos uma lista com 10 músicas essenciais para conhecer e se apaixonar pela carreira de Moraes Moreira. Confira logo abaixo!

1. “Preta, Pretinha” – Novos Baianos (1972)

2. “A Menina Dança” – Novos Baianos (1972)

3. “Lá vem o Brasil Descendo a Ladeira” – Moraes Moreira (1979)

4. “Pelas Capitais” – Moraes Moreira (1979)

5. “Mistério do Planeta” – Novos Baianos (1972)

6. “Sintonia” – Moraes Moreira (1993)

7. “Cosmos e Damião” – Novos Baianos (1973)

8. “Pombo Correio” – Moraes Moreira (1977)

9. “Brasil Pandeiro” – Novos Baianos (1972)

10. “Vassourinha Elétrica” – Moraes Moreira (1980)

X